quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Praticando o desapego - Parte I

Você:
(  )usa todo o limite do seu cartão de crédito e, depois disso, ainda pede emprestado o cartão da sua mãe;
(  )sempre que olha seu guarda-roupas antes de ir a qualquer lugar, acha que não tem nada pra vestir;
(  )compra o que quer e o que não quer só porque está em promoção;
(  )nunca tem sua conta no saldo positivo;
(  )tem peças no seu guarda-roupas que nunca sequer tirou a etiqueta;
(  )todas as respostas anteriores

Se você marcou uma ou mais alternativas, este post é pra você!

Você está com problemas, fato. É a famosa Síndrome de Becky Bloom.

Mas, a boa notícia é que depois dessa leitura, você vai, no mínimo, pensar em reverter essa situação! =D
Eu não sou nenhum E.T. e sei, tanto quanto vocês, que o mundo da moda é tentador (vide este lindo blog!), mas existem outras coisas na vida com as quais também precisamos nos preocupar na hora de planejar o nosso orçamento. É muuuuuito legal receber o salário e correr pra vitrine mais próxima e torrar cada centavo em bolsas, sapatos, roupas e lindas bijus! Mas... será que não estamos exagerando? Será que no seu quarto não tem um item parecido com aquele? Pra solucionar esses e outros problemas, uma boa maneira de começar é aí mesmo, dentro do seu quarto! É o tão falado desapego. Desapego de tudo aquilo o que você ama de paixão, mas não usa. E se não usa, não tem porque guardar.

Bom, uma sessão desapego é fundamental antes de você sonhar em correr para a próxima ida ao shopping. Como fazer:
  1. Separe um dia inteiro para essa árdua tarefa (você vai precisar de tempo pra analisar cada peça e guardar tudo depois)!
  2. Tire T-U-D-O do seu guarda roupas subdividindo por categorias: roupas, sapatos, bolsas, bijus, óculos, makes...
  3. Dentre cada categoria, separe as peças que você não usa há mais de um ano. Pense comigo, se você passou 365 dias sem precisar usar aquilo, é porque certamente não combina  mais com o seu gosto, ou por algum motivo, não lhe interessa mais. Mas, se mesmo assim você achar que ainda vai usá-la, separe com as peças que você sempre usa. (Detalhe: seja sincera consigo mesma, ou todo o trabalho terá sido em vão!)
  4. Tente fazer combinações, montando looks com as peças que você usa, incluindo além da roupa, os sapatos e acessórios. Assim, será menos desgastante da próxima vez que você tiver que sair e não souber o que vai usar. Se puder anotar ou tirar fotos, é ainda melhor!
    Sugestão de look
  5. Registre também as peças que você tem e que não combinam com nada (mas nada meeesmo!) do que você já tem. Você tem duas escolhas: ou remove esse item da parcela de coisas que vai permanecer no seu guarda-roupas ou trate de adquirir algo que combine na sua próxima sessão de compras (assunto do próximo post).
  6. Separe as peças que não se encontram em um bom estado de conservação e dê um jeito nisso o mais rápido possível.
  7. Na hora de guardar as peças, deixe tudo visível de alguma forma, para que você esteja sempre lembrando que tem quase tudo o que precisa e não tem porque comprar peças repetidas. Uma ótima dica para os sapatos são caixas organizadoras transparentes (vide foto1). Mas, se você for  muito rycah, você pode se inspirar também no closet de Mariah Carey, conforme a figura abaixo:
    Closet das pobres mortais

    Closet "básico" de Mariah
  8. Se você quiser dar um "up" no visual do seu closet/guarda-roupas uma boa dica é customizar os cabides. Além de ficar super fofo, é muito fácil de fazer, gastando super pouco.
    Sugestão de modelo
  9. Recolha as peças que você não vai mais usar e faça o bem para o próximo! Doações são sempre bem vindas, ainda mais para aquelas pessoas que estão realmente precisando. Uma dica: Agora em dezembro vai ter o Brechó de  Natal organizado por Adriana Murad, Rafaela Albuquerque e algumas blogueiras de São Luís. Abaixo você pode conferir os links dos blogs que  vão estar arrecadando tudo isso que você acabou de descartar na sua sessão desapego!
  10. Pronto! Você acaba de dar um grande passo na sua vida! Após toda essa trabalheira, você verá o quanto é revigorante e animador saber que você tem quase tudo o que precisa pra se vestir bem! Se não foi tão animador assim, acalme-se, a parte boa vem no próximo post, as compras
Segue o link dos blogs participantesdo Brechó de Natal 2010:

Quero ver nos comentários o resultado das sessões desapego, hein?!
Bjocas

3 comentários:

Milena Carvalho disse...

Eu sou muito consumista (confesso!), mas tou sempre separando peças pra doação pra não acumular. Não conseguiria ter o closet da Mariah, me sentiria mal..

Bárbara Hellen disse...

Adorei o post! obrigado por botar o link do meu blog! love it!!
beijoca

Ana Catarina Léda disse...

Que lindoo Bia! Adorei o post e li inteirinho ó hahaha
E brigada pelo link do blog, nós blogueiras contamos com vcs pra a arrecadação de doações!
O meu ponto de arrecadação é nas Lojas Orquídea no Monumental ou Slz Shopping, e vc ainda ganha um presentinho super fofo! :D

Conto com tdas vcs cats!

beijos e brigadão de nvo bia, vc é um amor :*